Ações do documento

Notícias

Últimas Notícias

Fórum de Gestores Federais é instalado em Rondônia

16 de Agosto de 2013

A proposta foi apresentada pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, durante reunião em Porto Velho

Na noite dessa quinta-feira (15/8) foi instituído o Fórum de Gestores Federais de Rondônia, estrutura que promoverá a reunião periódica dos representantes dos órgãos federais existentes no Estado. Por meio desses encontros, serão discutidos os problemas e desenvolvidas soluções conjuntas, diminuindo assim idas de prefeitos a Brasília e agilizando o processo.

A proposta de criação do Fórum foi apresentada pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e aprovada durante a reunião que contou com a presença de representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Ministério da Fazenda, Correios, Companhia de Pesquisa Recursos Minerais (CPRM), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Polícia Rodoviária Federal, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Pesca, Sistema de Proteção da Amazônia e Controladoria Geral da União (CGU), entre outros. "Quero contar com o apoio de cada gestor público para que o Fórum de Gestores aqui em Rondônia se estruture, a exemplo, dos demais estados. Essa é a proposta do Governo Federal de criar estruturas permanentes de apoio ä gestão municipal", disse a ministra.

A ministra Ideli solicitou aos gestores públicos que elaborem um calendário com as principais ações do Governo Federal, que serão executadas até o final do ano. A proposta é  levar as atividades para a agenda da presidente Dilma e demais ministros. Além de monitorar as ações e políticas implementadas nos municípios rondonienses.

O Fórum é uma instância de articulação entre Governo Federal, estados e municípios autorizado pela portaria 08/2013 da SRI e implementado de acordo com o interesse de cada região. Nas demais regiões onde já existem o Fórum de Gestores, o trabalho já tem evoluído e gerado bons resultados, solucionando os problemas dentro do próprio Estado. Rio de Janeiro e Espírito Santo, por exemplo, já estão iniciando a consolidação da coordenação definitiva e estão com reuniões periódicas de articulação. “A presidenta Dilma Rousseff ordenou que estruturássemos, dentro da realidade de cada Estado, um apoio permanente para que as prefeituras possam ter acompanhamento e assessoramento para que programas federais possam continuar sendo desenvolvidos”, explicou Ideli.
 

Notícias relacionadas